Gru Blog

Sinais que você precisa trocar a bateria do carro

Veja agora dicas sobre a vida útil das baterias e como identificar a hora da troca.

A bateria é um dos itens mais importantes do seu carro. Sem ela, não é possível nem ligar o automóvel. Então, sempre verifique se a carga está em perfeito estado. Com ela carregada, você evitará problemas e não precisará contar com a espera de um guincho.

Como os componentes elétricos do carro dependem da bateria, é fundamental que você esteja atento ao sistema elétrico do carro como um todo. Afinal, é isso que vai garantir a sua segurança e a performance do seu veículo, além de maior vida útil da sua bateria.

Por isso vamos falar agora os sinais que é preciso trocar a sua bateria:

Você tenta ligar e o carro demora ou não liga:

Sem dúvidas, esse é o sinal mais claro e comum que acontece quando a bateria já está no fim. Mesmo quando você tenta várias vezes e o carro pega, ainda assim é hora de fazer a troca, pois se deixar para depois correrá o risco de ficar na mão.

Uma forma emergencial é a famosa “chupeta”, que é o uso de cabos para a transferência de energia de uma bateria boa para a que está ruim. Embora funcione na hora, essa medida é provisória, isto é, não vai “consertar” a bateria ruim.

As luzes do carro estão falhando:

Quando você nota falhas no sistema elétrico, como: luzes piscando ou oscilando, aviso de problema com o sistema de injeção do combustível ou até mesmo o ar-condicionado com ventilação irregular. Enfim, tudo que depende da geração de energia está com falhas, é a hora de procurar um especialista em elétrica para fazer a manutenção

O painel se comporta diferente:

Observe como estão as luzes do painel, não apenas se estão ligando, mas como a intensidade da luz se comporta. Quando a intensidade está muito baixa ou oscilando, é sinal de problemas com a carga da bateria.

O alarme do carro também dá sinais:

Quando o beep do alarme do carro começa ficar mais baixo, está indicando falta de alimentação de energia. Tendo em vista que o alarme precisa da bateria para funcionar, ele pode falhar caso a sua bateria esteja fraca. Além disso, seu carro precisa estar com o modelo certo de bateria para ele.

Consulte sempre um profissional:

Não se aventure tentando consertar ou realizar a troca da bateria. Para cada modelo de veículo há ferramentas específicas. Além disso, os profissionais possuem alguns equipamentos que indicam o melhor procedimento, como o scanner automotivo  ou voltímetro. Com essas ferramentas, é possível detectar de maneira precisa se o defeito está na bateria ou no alternador, que é o responsável por transformar a energia mecânica em elétrica por meio da corrente alternada induzida por campo magnético.

Ficou com alguma dúvida? Sobre energia a GRU entende, e tem uma equipe pronta para te ajudar. Fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar:
Iniciar conversa
Solicite agora a sua bateria!
Tempo de resposta: Até 10 segundos