Gru Blog

Como escolher a bateria certa para seu carro

Todos os carros saem de fábrica com o balanço energético ideal, com a bateria correspondente aos acessórios que o veículo possui. O problema está na hora de trocar a bateria, seja porque ela estragou ou porque estão sendo incluídos mais equipamentos.

Você deve procurar alguém especializado, mas também é importante saber avaliar o produto correto. Existe uma série de cuidados que se deve levar em conta, como a amperagem, as dimensões, os acessórios que você possui, entre outros fatores.

O primeiro passo é ler o manual do seu carro para saber as características da bateria original, qual o modelo de tecnologia dela e sua capacidade nominal. Com essas informações você saberá exatamente qual modelo será ideal para seu carro.

Agora vamos explicar as diferenças entre as tecnologias e o porquê de cada uma:

SLI: É o modelo tradicional de baterias existentes no mercado e elas são utilizadas em carros convencionais e que não possuem necessidades especiais.

EFB: É a evolução das baterias convencionais, são indicadas para carros com sistemas simples de start stop e por isso, ela é utilizada em automóveis que precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do trajeto.

AGM: É destinada para carros de alta performance e que exigem mais das baterias.  Utilizadas em veículos com start stop, essa bateria não derrama líquido, não degrada e não sulfata. Isso porque o separador AGM mantém o eletrólito em suspensão, mantendo-o em contato constante com o material ativo das placas, o que também resulta numa maior eficiência, proporcionando mais durabilidade que as baterias convencionais e desempenho elétrico para o automóvel. 

Agora que você entende cada tipo de tecnologia, é preciso saber qual capacidade nominal que a bateria precisa ter para atender as necessidades do seu carro:

A capacidade nominal (conhecida com a sigla Ah) nada mais é que a amperagem ou a capacidade de energia que a bateria pode produzir. Quando você escolhe a bateria com a amperagem correta, você evita vários problemas no seu automóvel. 

Se a bateria tem a amperagem menor que a original, ou seja, a indicada no manual de proprietário do automóvel, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo. Isso é, sem dúvida, um problema sério, ainda mais em dias frios, onde a ignição geralmente é mais afetada pela baixa temperatura.

Por outro lado, se a sua bateria tem a amperagem muito acima da capacidade do seu alternador, será difícil repor essa carga na peça, assim como será difícil fazer esta carga durar. Quando for a hora de carregá-la, o processo irá demorar mais tempo do que normal, o que pode acarretar alguns problemas no funcionamento dos equipamentos do veículo.

Como não errar na hora de escolher a amperagem de bateria?

Verifique as informações no manual do seu automóvel. Lá, você encontra todas as informações necessárias sobre o veículo. Em seguida, escolha a bateria, não pelo preço, mas pela qualidade e a durabilidade da peça. Além disso, toda a bateria tem selo de qualidade Inmetro. Portanto, verifique se está tudo de acordo com a sua.

Mas se você precisar de ajuda para saber qual a bateria certa para seu carro, pode contar com a nossa equipe especializada. É só chamar a GRU que iremos te ajudar nessa questão.

Compartilhar:
Iniciar conversa
Solicite agora a sua bateria!
Tempo de resposta: Até 10 segundos