Primeiro você precisa saber o que é injeção eletrônica:
É um sistema que foi criado para substituir os carburadores e melhorar a performance dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo.
O que faz parte da injeção eletrônica:
Central de Informações
Também é conhecida por unidade de comando. Os sensores enviam os dados para a Central que controla o motor do automóvel e a injeção de combustível e, além disso, ela ainda é responsável por armazenar as informações necessárias.
Sensores
Analisam o funcionamento do motor e as informações são transferidas para a Central que verifica a pressão, a proporção dos reagentes que queimam o combustível e a temperatura do motor. Se o automóvel sofre uma pane elétrica, por exemplo, você tem todas as informações registradas.
Atuadores
Estes já respondem pela queima do combustível no motor do automóvel e pela alimentação, enviando os comandos para a Central de Informações.
Como é o funcionamento da injeção eletrônica:
A injeção eletrônica verifica as informações e compara com as leituras gravadas em sua memória. Depois, o próprio sistema envia os dados para diversos atuadores. Nessas três etapas:
1ª etapa
Dê a partida no automóvel. Com isso, os pistões farão um movimento de subir e descer e, em seguida, o sensor de rotação informará a atividade para a unidade do sistema de injeção eletrônica.
2ª etapa
Na segunda etapa, o pistão vai gerar uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera que passará por uma borboleta de aceleração e por um medidor até chegar aos cilindros do motor.
3ª etapa
Por fim, a Central de Comando terá a informação sobre o volume de ar admitido, identificando o que fazer com essa unidade para permitir que as válvulas de pressão tenham a quantidade de combustível adequada para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica. É assim que se estabelece a relação ideal entre ar e combustível em um veículo.
Sinais que o carro está com problema na injeção eletrônica:
• Motor engasgando e com pouco rendimento, marcha lenta irregular e pouca potência do automóvel são alguns dos principais problemas relacionados à injeção eletrônica. Veja algumas outras complicações comuns:
• O carro não pega de primeira e você tem dificuldades para dar a partida, pode ser um sinal de que há falhas na injeção eletrônica. Neste caso, leve o automóvel a um profissional especializado para ser avaliado.
• Você reparou que o carro está consumindo mais combustível do que de costume? Cuidado, esse pode ser outro sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com problemas. Portanto, é bom ficar de olho!