A bateria automotiva tem vida útil que vai de 2 a 3 anos, em média. No entanto, alguns fatores podem prejudicar sua durabilidade, como a corrosão, por exemplo.
A corrosão na bateria do carro pode interferir no sistema elétrico do carro, prejudicando o funcionamento do veículo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para manter a integridade da peça.
A bateria é composta por um conjunto de placas de chumbo e óxido de chumbo dentro de uma caixa com ácido sulfúrico. Através de reações eletroquímicas, ela desempenha sua função de armazenar energia e distribuir para o veículo.
Quando você liga o ar-condicionado, os faróis, as luzes interiores e o rádio, por exemplo, está consumindo a energia da bateria. E quando algum dos componentes internos ou externos da bateria é danificado, ela passa a não desempenhar corretamente sua função.
Para evitar a corrosão, a bateria não deve ser exposta a altas temperaturas e elementos agressivos. Além disso, recomenda-se que ela seja verificada nas manutenções preventivas.
Corrosão externa e interna
É possível perceber a corrosão externa através dos terminais da bateria. Um material chamado zinabre (ou ferrugem) se acumula nos conectores da peça e prejudica seu funcionamento. Ele tem aparência esverdeada devido à oxidação causada pela migração do ácido sulfúrico e dificulta a passagem da eletricidade.
As grades dentro da bateria também podem sofrer corrosão. Geralmente, devido ao tempo de uso. Neste caso, o motorista pode ter dificuldade em dar partida no carro.
Em caso de corrosão nos polos, a solução é acionar um profissional qualificado para avaliar se é necessária a substituição ou limpeza da bateria.
Tecnologia garante maior durabilidade
Atualmente, há no mercado uma tecnologia capaz de garantir maior durabilidade das baterias automotivas e trazer tranquilidade aos motoristas. É a chamada PowerFrame.
A tecnologia PowerFrame garante 100% de precisão nos desenhos das grades. Essa precisão é possível porque, durante a fabricação, a grade da bateria passa por um processo inteligente de concentração de chumbo nas ligas. Isto torna o elemento 66% mais resistente à corrosão e curtos-circuitos do que grades sem a tecnologia. A condutividade elétrica também é elevada em até 70%, permitindo muito mais energia na partida.
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