Independente se sua moto for nova ou antiga, motocicleta parada pode dar problema. Neste post vamos mostrar como fica a bateria da motocicleta parada por longo período e a importância de um profissional para auxiliar quando necessário.
O que vamos ver
Afinal, a bateria é uma parte essencial do funcionamento da moto, portanto se você ou sua empresa faz uso deste veículo e eventualmente a moto precisa ficar parada por um período prolongado a bateria pode sofrer alguns efeitos indesejados.
Motocicleta parada? Como fica a bateria da moto?
Com toda a certeza, quando a motocicleta fica parada é natural se perguntar o que acontece com a bateria nesse tempo e a verdade é que as baterias de motocicletas têm uma capacidade limitada quanto a retenção de carga ao longo do tempo.
Ou seja, se a motocicleta ficar parada por semanas ou meses, provavelmente a bateria vai descarregar gradualmente.
E esse é um processo normal devido à autodescarga natural da bateria e ao consumo mínimo de energia por parte dos componentes elétricos da moto.
Mas, ocorrem outros fatores com a bateria muito mais difíceis de serem resolvidos quando a motocicleta fica parada, como por exemplo a degradação da bateria.
Isto ocorre como resultado da falta de uso e carga constantes afetando negativamente as células da bateria, resultando em uma deficiência na capacidade de armazenamento de energia por parte do equipamento.
Além disso, possíveis danos por descarga profunda se a bateria da motocicleta ficar completamente descarregada e permanecer assim por meses.
Pois a descarga profunda pode levar à sulfatação das placas da bateria, o que dificulta a capacidade de retenção de carga e, eventualmente, torna a bateria inutilizável, restando como solução a troca da bateria da motocicleta por um profissional de confiança.
E não se pode esquecer da Influência da temperatura na qualidade e durabilidade da bateria, pois as variações extremas de temperatura também podem afetar negativamente a vida útil da bateria da motocicleta parada.
Se a moto for armazenada em um local onde a temperatura é muito baixa ou muito alta, isso pode acelerar a autodescarga e aumentar a degradação do equipamento e até mesmo acelerar o processo de dano, tornando a bateria impossível de ser recuperada.
Motocicleta parada? preste atenção
Motocicleta parada, como fica a bateria da moto? pode ficar totalmente sem carga, deixando você ou sua empresa na mão, além de se tornar um equipamento pouco confiável.
Então preste atenção, para evitar esses problemas entre outros com a bateria da sua motocicleta parada, quando ela está estacionada por um tempo prolongado, aqui estão algumas dicas importantes para auxiliar:
- Estacione a motocicleta em um local adequado fresco e seco, protegida de variações extremas de temperatura, pois desta forma vai minimizar a autodescarga e a degradação da bateria.
- Sempre desconecte a bateria ou peça ao seu mecânico de confiança para fazer isso pois existe um dispositivo de desconexão para evitar o consumo de energia por parte de componentes elétricos mínimos, como o relógio ou o alarme da moto. Assim vai prolongar a vida útil da bateria.
- Se possível faça a utilização de um carregador de bateria específico para motocicletas pois são projetados para manter a carga da bateria de forma adequada durante períodos prolongados de inatividade.
- E, finalmente, realize uma recarga periódica da bateria, mesmo quando a motocicleta estiver parada. Isso pode ser feito usando um carregador de bateria ou ligando a moto por um certo período, cerca de 15 minutos rodando com ela, para recarregar a bateria.
Assim, se for necessário deixar sua motocicleta parada por longos períodos a bateria fica resguardada de danos, caso contrário seu equipamento precisará de manutenções preventivas e corretivas. Para isso entre em contato com profissionais experientes na GruBaterias em Guarulhos, com mais de 20 anos no mercado e com atendimento online, WhatsApp e pessoalmente na loja física. E tenha certeza de receber o melhor em atendimento técnico e rápido.