Desde de 2014 os carros fabricados no Brasil possuem obrigatoriamente o freio ABS. Em resumo, ele serve para que as rodas do seu carro não travem numa frenagem de emergência. Então, agora vamos te explicar como funciona esse sistema de segurança.
O que é ABS?
Como dito acima, é um sistema eletrônico que faz parte do freio. A sigla ABS em inglês significa “Antilock Braking System, “ ou seja, em português é Sistema Antibloqueio de Frenagem.
Entenda a diferença do freio ABS e o freio normal:
Quando você freia o carro que possui o freio comum, ele trava as rodas por completo. Ao contrário, quando você freia o carro com sistema ABS, ele para aos poucos. Então, uma freada brusca com freios comuns, pode te causar acidentes.
Saiba o que significa a luz ABS acesa no painel:
Ela acende por muitos motivos, por exemplo: freio de mão acionado, problemas no circuito elétrico ou válvulas hidráulicas, bem como perda de líquido de freio.
Veja agora os sinais que vão afetar o sistema ABS:
- Barulho na frenagem
É normal os freios ABS terem um ruído tradicional de destravamento da roda, quando você realiza uma frenagem mais agressiva. Mas se o barulho é constante, é sinal que o sistema precisa de manutenção e que há um desgaste nas pastilhas.
- Trepidação ao frear
O pedal pode tremer quando você aciona o freio. Isso acontece por causa do empenamento do disco. Além disso, as rodas podem ser responsáveis pelas trepidações.
- Problemas nos sistemas elétricos e eletrônicos
Outra causa da luz do ABS acesa é que os freios são alimentados pelo sistema elétrico do veículo. Portanto, podem surgir problemas nos cabos, contatos ou interferências eletromagnéticas.
Saiba como saber se o sistema ABS está funcionando:
Antes de tudo, se atente ao barulho quando você pisa no freio. Então, se o som for metálico, indica desgaste nas pastilhas. Neste caso, você precisará trocá-las para resolver o problema.
Além da luz do ABS acesa, verifique também se o pedal do freio está duro ou se o carro puxa para um lado quando você pisa no freio.
Caso essas duas situações ocorram, o seu sistema pode não estar funcionando direito.
Como testar o sensor do ABS?
Para testar o sensor do ABS, observe as luzes de controle. No caso da luz do ABS acesa, você deverá checar o sistema. Para isso, leve o automóvel à uma oficina mecânica.
Como destravar o solenóide do ABS?
Abra o parafuso do sangrador. Em seguida, use um grampo. Isso impedirá a sujeira na unidade hidráulica do freio e você conseguirá destravar o solenóide do ABS.
Como desentupir o módulo ABS?
Comece pelo sangrador da roda. Pise no freio e verifique se há fluido. Depois pise no freio e verifique se há fluido. Em seguida, retire o cano de freio da unidade e pise. Você levará um pouco mais de uma hora para desentupir o módulo.
Como trocar o módulo ABS?
- Levante o veículo, retire as tampas plásticas, os painéis e componentes para localizar o módulo ABS;
- Consulte as instruções de reparo do fabricante do automóvel e remova a unidade de ABS.
- É importante lembrar que o módulo pode ser removido por completo ou apenas o módulo elétrico se o solenóide estiver conectado ao veículo.
Mais dicas para resolver a luz do ABS acesa:
- Faça a manutenção preventiva
Não se esqueça que o automóvel precisa de cuidados. Sempre que você puder, faça a manutenção e peça para o mecânico olhar o sistema de freio ABS.
- Fique atento ao barulho ao frear
Preste atenção no barulho ao freiar o carro. Se parecer com som metálico, leve à oficina mecânica para uma revisão. É importante sempre verificar qualquer tipo de barulho estranho em seu automóvel.
- Troque as pastilhas de freio
Troque as pastilhas de freio caso você identifique que há problemas. Essa é a melhor maneira de evitar qualquer transtorno com o ABS. Veja também como anda a bateria, pois não se esqueça o quanto ela é importante para o seu carro.
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