Antes mesmo da bateria “morrer” ela apresenta alguns sinais de que já não está funcionando muito bem, são eles:
A bateria descarrega com muita frequência
Mesmo você não utilizando a parte elétrica do carro, como som, luz de painel ou farol com o motor desligado. Neste caso, verifique se a bateria é antiga e se for, troque-a. Já se ela estiver na garantia, contate o fabricante autorizado.
Exalando um cheiro forte
Outra dica é observar se a bateria está com um cheiro forte, pois isso significa que ela está fervendo e que você precisa substituí-la para evitar problemas com o alternador.
Confira a cor dos pólos
Caso os pólos apresentarem uma camada de cor esverdeada, significa que a sua bateria está no final de vida útil dela. Também é preciso verificar a quanto tempo possui a bateria e o quanto utiliza os dispositivos elétricos do seu carro e a qualidade da bateria.
Quais os riscos de rodar com uma bateria ruim
Primeiramente, você pode ficar no meio do caminho e se estiver em uma localização remota os problemas podem se multiplicar, pois dependendo de onde está a manutenção pode demorar a chegar ou ainda não encontrar manutenção.
Ter prejuízos com o alternador
Andar com a bateria ruim pode te dar muitos prejuízos financeiros e entre os mais importantes e caros, estão os problemas com o alternador do automóvel.
Danificar os dispositivos eletrônicos do automóvel
Um carro pode ter mais de vinte módulos, sendo que cada um tem sua própria memória interna que, por sua vez, guarda todas as informações do seu sistema. Quando a bateria é desconectada de seus cabos, há perdas que podem gerar algumas dores de cabeça, como um eventual bloqueio do sistema de injeção eletrônica.
O ideal é se precaver e testar a bateria
O procedimento avalia o funcionamento da peça e garante que a melhor solução será tomada. Assim, você evita problemas desagradáveis e gasta menos com a manutenção do seu automóvel.
Como testar a sua bateria
O ideal é contatar uma empresa autorizada para realização do teste. Não leve a sua bateria em qualquer empresa, para averiguar o estado real da peça. O técnico realizará os procedimentos adequados para identificar qualquer problema, por isso, não tente fazer a manutenção por conta própria. A GRU possui técnicos capacitados para a realização deste teste com total segurança.