Ao escolher a bateria de caminhão, para um ou para a frota de sua empresa, é importante considerar diversos fatores.
Por Exemplo Marca e qualidade, Tipo da Bateria, A Temperatura Ambiente, Tamanho e Forma da bateria, Capacidade de Carga da Bateria e A Voltagem.
Assim, neste post, abordaremos estes principais aspectos a serem considerados na escolha da bateria para o seu caminhão ou da sua empresa.
Afinal, a bateria correta garantirá o funcionamento adequado do veículo, além de evitar problemas e gastos desnecessários com manutenção.
Sobre o que você vai ler
Marca e qualidade
Existem muitas marcas conhecidas de baterias utilizadas em caminhões, no Brasil. Como a CIBIE, Cral, ACDelco, Bosch entre outras.
Isso porque cada uma oferece opções variadas de durabilidade, qualidade, preço, garantia, tamanho entre outras características.
Contudo as mais populares são a Moura, Zetta, Heliar e Pioneiro. Sendo que a Moura tem sua qualidade atestada pelas principais montadoras de caminhões e ônibus do Brasil e Argentina.
Aliás empresas famosas no ramo como Iveco, Mercedes-Benz, Ford Caminhões e Navistar International.
Porém vale a pena lembrar a importância de verificar se a bateria é adequada para o modelo e ano do caminhão.
Assim como do tipo do motor do caminhão, do clima que o motor enfrenta, do peso a ser carregado e até da quilometragem que o caminhão costuma fazer.
Pois é fato que estes transportes realizam jornadas longas, a maioria pelo menos sete a oito vezes maior do que a realizada por um automóvel de passeio anualmente.
Como resultado ocorre um uso maior do motor e a necessidade de baterias de confiança, de fácil manutenção e vida útil longa.
Enfim, são diversos fatores a serem levados em consideração da hora da escolha.
Aliás é importante saber o tipo de bateria necessária para o seu caminhão, sabe por quê?
Tipo de bateria de caminhão
A escolha errada do tipo de bateria certamente vai gerar danos ao motor e ao sistema elétrico do caminhão, resultando em grandes prejuízos, se ocorrer perda da carga.
Bem, porque nos caminhões existem dois tipos de bateria e ambas requerem cuidados, trocas e manutenções.
São elas, as de partida e as de ciclo profundo, mas as mais populares entre os motoristas são as baterias de partida, projetadas para fornecer energia de curto prazo, apenas para iniciar o motor do caminhão.
Porém são as baterias de ciclo profundo que geram energia para equipamentos importantes como câmaras frias e iluminação, pois foram criadas para fornecer energia por períodos mais longos.
Ou seja, para explicar melhor, a capacidade da bateria é medida em ampères-hora (Ah), que indica quanto tempo o equipamento pode fornecer energia antes de precisar ser recarregada.
Para os caminhões pesados seria ideal uma bateria com uma capacidade de 150Ah ou mais, enquanto para caminhões leves, uma bateria com uma capacidade de 50Ah a 100Ah pode ser suficiente.
Por esta razão é fundamental conhecer o tipo de caminhão e o clima que a carga e o próprio motor irão enfrentar.
Temperatura ambiente suportada pela bateria de caminhão
Outro fator importante a ser considerado ao escolher uma bateria para caminhão é o clima em que o veículo é utilizado.
Afinal a temperatura Ambiente pode afetar o desempenho da bateria, portanto, é importante escolher um equipamento que seja capaz de lidar com as variações climáticas enfrentadas pelo caminhão ou frota.
Pois a escolha da bateria errada pode resultar em problemas de partida no inverno ou superaquecimento no verão.
Por isso a bateria correta é uma das únicas coisas capazes para garantir que o caminhão funcione o tempo todo, de maneira a tornar o motor e todos os demais equipamentos confiáveis e em pleno funcionamento. Para esclarecer melhor basta observar os tipos de classificação das baterias.
Por exemplo, para caminhões que operam em climas frios, as baterias com classificação de CCA (Corrente de Arranque a Frio) mais alta são bem recomendadas.
Já para caminhões que operam em climas quentes, as baterias com classificação de HCA (Corrente de Arranque a Quente) mais alta são as ideais e, portanto, recomendadas.
Desta forma mantendo a qualidade e durabilidade tão necessários para a entrega da carga de forma integra, independente das condições climáticas enfrentadas pelo caminhão.
Outra coisa que merece atenção é quanto ao tamanho e forma da bateria, assim como sua voltagem.
Tamanho, forma da bateria e voltagem
As baterias para caminhões variam em tamanho e forma, então é importante verificar suas dimensões na hora da troca, para ter certeza de escolher baterias de reposição com as mesmas dimensões das originais.
Assim vão se encaixar adequadamente no compartimento da bateria do veículo.
E a voltagem, é importante assegurar que a seja compatível com o sistema elétrico do caminhão.
Pois caminhões menores costumam usar baterias de 12 volts, enquanto caminhões maiores podem exigir baterias de 24 volt.
Então, na dúvida, ter uma assessoria de confiança com técnicos especializados é fundamental para evitar, perdas e prejuízos inesperados.
Na Gru Baterias estes serviços de assistência técnica, reparos e instalação de baterias são oferecidos em Guarulhos e para toda grande São Paulo. Com atendimento de segunda a sábado, tanto na loja física como por WhatsApp.