As baterias utilizadas atualmente são seladas, isto é, não precisam de manutenção, são mais seguras, não danificam o carro e tem maior tempo de vida útil. Ainda assim é possível usá-las de forma mais eficiente aumentando sua durabilidade, veja como:
• Desligue também os equipamentos do carro
O momento que a bateria é mais exigida é quando você liga o carro. Se nesse momento, você não tiver esquecido nada ligado, irá poupar a sua bateria. Então, ao desligar o carro, verifique também se o ar-condicionado, farol, rádio ou desembaçador de vidro, também foram desligados.
• Use a parte elétrica de forma moderada
Quando estiver com o carro desligado, evite usar o rádio, luzes internas, ar-condicionado ou faróis. Caso precise de um destes, use por um tempo menor, assim evitará o desgaste da sua bateria.
• Coloque o motor para funcionar
Mesmo com o carro parado, a bateria continua trabalhando em stand by. Quando você liga o motor, ela trabalha com mais eficiência, pois sua geração de energia acontece quando o carro está ligado. Se você não está usando muito o carro, o ideal é uma vez por semana, ligar ele pelo menos uns 5 minutos, para fazer a bateria trabalhar.
• Desconecte a bateria em longos períodos sem uso do carro
Para aqueles donos de carros de garagem, que pouco saem, ou para quem eventualmente permanece mais de uma semana longe de casa, o mais adequado é desconectar os cabos que estão ligados à bateria, para evitar uma descarga antecipada.
• Faça manutenção no alternador
Em alguns casos, quando o carro não quer ligar, é possível que o problema não esteja na bateria, mas no alternador. Essa peça é a responsável por gerar a corrente elétrica necessária para fazer funcionar cada equipamento elétrico do veículo e manter a carga da bateria do carro constante.
Comprando a sua bateria na GRU, você tem garantia, segurança e não paga taxa de entrega nem de instalação. É o melhor custo benefício de Guarulhos. Confira!